Sejam Bem Vindos

Estou aqui na tentativa de criar um blog relacionado a pesquisas e temáticas que abordem toda a produção histórica.
Mande seu trabalho ou pesquisa para ser publicado no blog e ajude a espalhar cada vez mais o conhecimento.
Contato: Handresson2007@hotmail.com

[...] nada do que já tenha ocorrido se perdeu para a história.WALTER BENJAMIN, Sobre o Conceito de História (1940)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Museu do Mamulengo (Olinda)


*Em Pernambuco, fantoche se chama mamulengo. O termo deriva da expressão “mão molenga”, uma referência à mão que manipula os bonecos. Para proteger e divulgar essa cultura tradicional popular, há 12 anos Fernando Augusto Gonçalves (Bonequeiro, encenador, cenógrafo e pesquisador) criou o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá, um espaço lúdico habitado pelos mais diferentes bonecos do estado. O nome do museu vem do boneco Professor Tiridá, criação de Mestre Ginu que simboliza a sabedoria popular. De acordo com Mara Ferreira, a monitora de lá, todo mês ela recebe uma média de 2 mil visitantes.

*Seu acervo tem mais de 1.500 bonecos, sendo alguns do século 18. As exposições são sazonais e temáticas, organizadas de acordo a época do ano. A atual mostra personagens feitos pelos principais mestres da zona da mata de Pernambuco, como Saúba, Tonho de Pombos, Luiz da Serra, Pedro Rosa, Zé Lopes, Antônio Biló, Manuel Marcelino, Seu Baixa e Bate Queixo.

*Durante 10 anos, o museu funcionou em um belo casarão na Rua do Amparo. No ano passado, por problemas na estrutura do prédio, teve seu endereço mudado para o atual. Recentemente a prefeitura de Olinda, que mantém o local, conseguiu recursos para recuperar a sede original.

5 comentários:

  1. eu não conheço, mas fiquei curioso para conhecer. ai pessoal a gente marca pra conhecer ou não? vamos ver isso né. fica na paz e obrigado a participão.

    ResponderExcluir
  2. veio so pela primeira postagem ja fiquei adimirado!!!!!!VALEU

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir