O recife guarda muitas histórias do seu passado colonial. seguir a rota Judaica é lembrar a época em que pernambuco esteve governado pelos holandeses(1630 a 1654)
Rua do Bom Jesus (Bairro do Recife)
No tempo da ocupação holandesa era chamada rua dos judeus. Nela Viviam e comerciavam os principais judeus da cidade. também ali ficava a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, hoje Centro Cultural Judaico de Pernambuco.
Casa de Duarte Saraiva
Antes da construção da Sinagoga Kahal Zur israel (1641), na casa de Duarte Saraiva, rico comerciante e líder comunitário, eram realizados os cultos religiosos judaicos. o imóvel mantém sua fachada original do século XVII (até o primeiro pavimento). Rua do Bom Jesus, 143.
Sinagoga Kahal Zur Israel
como primeira sinagoga das Américas, é um marco de história judaica e do Brasil Holandês. O predio, após escavação arqueológica, foi restaurado e aberto ao público em 2001, com o nome de Centro Cultural Judaico de Pernambuco - CCJPE. as principais descorbertas foram preservadas para exibição: o piso original da época, objetos do século XVII, e, como princaipal achado. o Mikvê, que ´um tanque de purificação importante para alguns rituaisjudaicos. O CCJPE tem sala de exposição de videos e núcleos de exposições sobre a cultura judaica em pernambuco. No segundo piso fuciona o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, responsável pela musealização do ambiente e pelo centro de pesquisas sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário