Sejam Bem Vindos

Estou aqui na tentativa de criar um blog relacionado a pesquisas e temáticas que abordem toda a produção histórica.
Mande seu trabalho ou pesquisa para ser publicado no blog e ajude a espalhar cada vez mais o conhecimento.
Contato: Handresson2007@hotmail.com

[...] nada do que já tenha ocorrido se perdeu para a história.WALTER BENJAMIN, Sobre o Conceito de História (1940)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Recife


      O recife guarda muitas histórias do seu passado colonial. seguir a rota Judaica é lembrar a época em que pernambuco esteve governado pelos holandeses(1630 a 1654)

Rua do Bom Jesus (Bairro do Recife)
      No tempo da ocupação holandesa era chamada rua dos judeus. Nela Viviam e comerciavam os principais judeus da cidade. também ali ficava a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, hoje Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

Casa de Duarte Saraiva
      Antes da construção da Sinagoga Kahal Zur israel (1641), na casa de Duarte Saraiva, rico comerciante e líder comunitário, eram realizados os cultos religiosos judaicos. o imóvel mantém sua fachada original do século XVII (até o primeiro pavimento). Rua do Bom Jesus, 143.

Sinagoga Kahal Zur Israel
      como primeira sinagoga das Américas, é um marco de história judaica e do Brasil Holandês. O predio, após escavação arqueológica, foi restaurado e aberto ao público em 2001, com o nome de Centro Cultural Judaico de Pernambuco - CCJPE. as principais descorbertas foram preservadas para exibição: o piso original da época, objetos do século XVII, e, como princaipal achado. o Mikvê, que ´um tanque de purificação importante para alguns rituaisjudaicos. O CCJPE tem sala de exposição de videos e núcleos de exposições sobre a cultura judaica em pernambuco. No segundo piso fuciona o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, responsável pela musealização do ambiente e pelo centro de pesquisas sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário