Sejam Bem Vindos

Estou aqui na tentativa de criar um blog relacionado a pesquisas e temáticas que abordem toda a produção histórica.
Mande seu trabalho ou pesquisa para ser publicado no blog e ajude a espalhar cada vez mais o conhecimento.
Contato: Handresson2007@hotmail.com

[...] nada do que já tenha ocorrido se perdeu para a história.WALTER BENJAMIN, Sobre o Conceito de História (1940)

domingo, 10 de abril de 2011

Professora dá dicas de o que dizer às crianças

Diálogo franco e aberto sobre o massacre, mas precaução ao permitir o acesso a imagens da tragédia são as principais dicas de Leila Salomão Tardivo, professora do Departamento de Psicologia da USP, sobre como os pais devem lidar com o assunto. Ela diz também que é uma oportunidade para que a família se reúna e discuta valores. Veja abaixo as principais recomendações.
Abertura. Não se deve proibir ou evitar que a criança fale sobre o assunto, caso ela cite o massacre de Realengo. Segundo a psicóloga, é importante deixar que ela fale espontaneamente sobre o tema e se sinta à vontade para comentar medos e receios.
Exposição. Os pais devem evitar que menores de 10 anos sejam expostos a imagens chocantes, como corpos ensanguentados ou com pessoas desmaiando, extremamente emocionadas. Segundo a psicóloga, isso não vai acrescentar nada de positivo à vida delas e ainda pode causar traumas, principalmente entre os menores de 5 anos.
Valores. Uma conversa em família pode ressaltar a importância de valores, como a solidariedade e o respeito às demais pessoas. A escola deve participar desse processo. Também é importante explicar para as crianças que não é todo dia que acontece um massacre como o de Realengo e a segurança delas não está ameaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário