Sejam Bem Vindos

Estou aqui na tentativa de criar um blog relacionado a pesquisas e temáticas que abordem toda a produção histórica.
Mande seu trabalho ou pesquisa para ser publicado no blog e ajude a espalhar cada vez mais o conhecimento.
Contato: Handresson2007@hotmail.com

[...] nada do que já tenha ocorrido se perdeu para a história.WALTER BENJAMIN, Sobre o Conceito de História (1940)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dica de Filme: A lista de Schindler

O filme navega entre a narrativa histórica confiável e equilibradas doses de emoção. E, melhor que tudo, dá a dimensão do que aconteceu aos judeus e aos alemães, uns sendo esmagados, outros esmagando, mas ambos se desmoralizando no processo. Nesse aspecto é mais amplo e completo do que O Pianista, por exemplo.

No período da Segunda Guerra Mundial um homem tenta ganhar dinheiro com o trabalho forçado dos judeus nas fábricas. O nome dele é Oscar Schindler, a qual é alemão e tem boa influência com a polícia secreta do líder do partido nazista Hitler. O mesmo utiliza de sua boa imagem para ganhar pessoas para o trabalho industrial. No começo do filme é relatado como os judeus foram expulsos de sua casa e seus valores como as pratarias e o ouro foram roubados pela SS (polícia secreta) mandando para um gueto, que é um local isolado e são obrigados a trabalhar duro como retirando gelo das ruas. Alguns com carreira acadêmica como professores eram mandados diretamente para os campos de concentração sem nenhuma chance de reação.

2 comentários:

  1. Boa dica essa, esse filme é uma obra-prima. O blog ta ficando melhor a cada dia irmão...Continua firme e o que precisar catar na "batedeira" fique a vontade...

    ResponderExcluir
  2. Handresson Tenório2 de julho de 2010 às 19:09

    Valeu mesmo Thiago pela força e o seu blog tbm é muito legal tem bastante coisa boa para ler. e faço das suas minhas palavras qualquer coisa estou aqui pra ajudar fica na paz.

    ResponderExcluir