Sejam Bem Vindos

Estou aqui na tentativa de criar um blog relacionado a pesquisas e temáticas que abordem toda a produção histórica.
Mande seu trabalho ou pesquisa para ser publicado no blog e ajude a espalhar cada vez mais o conhecimento.
Contato: Handresson2007@hotmail.com

[...] nada do que já tenha ocorrido se perdeu para a história.WALTER BENJAMIN, Sobre o Conceito de História (1940)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dica de Livro: A proletarização do professor Neoliberalismo na Educação

Autores: Áurea costa, edgard neto e gilberto souza

“ Desde as primeiras escolas brasileiras, organizadas pela companhia de Jesus durante o período colonial, passando pela reforma pombalina, o inicio da universalização da educação na década de 30 – marcada pela fundação da USP -, os acordos MEC USAID nos anos de chumbo, até nossos dias com a submissão à lógica neoliberal, a educação sempre esteve vinculada às necessidades das classes dominantes.

Hoje pode-se sempre constatar uma falência da escola pública, onde sequer o letramento e operações matemáticas básicas são aprendidos pelos estudantes. Essa situação transforma jornalistas em especialistas educacionais, e dezenas de ONGs, bancos e fóruns educacionais são criados, sempre demonstrando a incompetência da gestão escolar pública e baixa formação do docente, responsabilizando os professores por esta crise educacional e apontando soluções privatizantes.

O livro apresenta três ensaios que nos permitem compreender a política neoliberal aplicada à educação e as conseqüências das sucessivas reformas educacionais, e desnudam as péssimas condições de trabalho dos professores. Por fim, apresentam uma alternativa sob a ótica dos trabalhadores.

O grande mérito destes ensaios é fornecer uma visão marxista sobre a educação: devem ser compreendidos como uma arma na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis. Em meio à hipocrisia das classes dominantes no tocante à educação, esta obra é de leitura obrigatória a todos que acreditam ser necessário na luta pelo socialismo.”

“Este é um livro fundamental para todos aqueles que defendem o direito universal a educação e para os professores e militantes dos movimentos sociais que defendem a escola publica contra as investidas privatizantes dos vários governos que servem ao capital.

Um comentário:

  1. Pessoal esse livro é muito bom, estou lendo, quem tiver como comprar vale a pena.

    ResponderExcluir